Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > DECEA participa do lançamento de Projeto que permite reduzir as emissões de CO2
Início do conteúdo da página

DECEA participa do lançamento de Projeto que permite reduzir as emissões de CO2

Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 18h34 | Acessos: 20

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, no dia 13 de fevereiro, em Campinas (SP), do lançamento do Projeto AGILE VCP. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver uma série de estudos técnicos para reduzir as emissões de CO2, elevar os índices de pontualidade e aumentar a capacidade de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Viracopos nos próximos cinco anos.

O projeto é resultado do trabalho conjunto entre o DECEA, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a International Air Transport Association (IATA), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), a Azul Linhas Aéreas, a LATAM Airlines, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura.

Benefícios

De acordo com o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, o Projeto AGILE VCP representa a formalização de uma relação baseada no processo de decisão colaborativa. “O projeto trará benefícios tanto para o usuário do transporte aéreo quanto para a comunidade aeroportuária, gerando economia de combustível com reflexo no meio ambiente, mais ofertas de voo e, consequentemente, diminuição de custos para as companhias aéreas”, pontuou.

O resultado poderá ser aplicado em outros aeroportos brasileiros com volume significativo de tráfego aéreo, com operação em única pista.

"A expectativa é que o Projeto AGILE VCP proporcione maior agilidade às operações do aeroporto, além de trazer melhoria na fluidez do tráfego aéreo, impactando, positivamente, a capacidade de pista e do próprio espaço aéreo”, ressaltou o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino.

O Coordenador do DECEA no AGILE VCP, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marcos Roberto Peçanha dos Santos, apresentou as etapas do projeto e as ações em curso e programadas para o espaço aéreo de Campinas. “O AGILE tem como principal objetivo o aumento da eficiência das operações de aproximação, pouso e decolagem”, esclareceu.

Viracopos é o maior aeroporto de importação de carga do Brasil. Aproximadamente 40% das cargas que chegam ao país pelo modal aéreo passam pelo Terminal de Carga do aeroporto. Além disso, o aeródromo atingiu o recorde de movimentação de passageiros em 2019 com 10,5 milhões de pessoas transportadas.

Conteúdo: FAB

registrado em:
Fim do conteúdo da página