Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CISCEA inaugura a rede ATN-Br no CINDACTA III
Início do conteúdo da página

CISCEA inaugura a rede ATN-Br no CINDACTA III

  • Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 20h08
  • Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 20h08

Na manhã do dia 20 de agosto, o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) inaugurou a Rede de Telecomunicações Aeronáuticas Brasileira. Denominada ATN-BR, a complexa arquitetura de redes interconectadas é baseada no Internet Protocol (IP), que permite o tráfego de dados, mensagens e voz entre os diversos sistemas de controle de tráfego aéreo, com alta confiabilidade, integridade e disponibilidade. 

Os protocolos IP, que provêm a base de comunicação para a ATN atualmente, são capazes de prover troca de informações de uma forma mais eficaz, além de propiciar elevada escalabilidade a rede, quando comparados aos métodos de comunicação legados. 

Na ocasião, estiveram presentes a inauguração o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos;  o comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Cesar Farias Guimarães; o vice-presidente da CISCEA, Coronel Engenheiro André Edurdo Jansen; os demais representantes da CISCEA e das empresas ATCSystems, Sitti e Frequentis - responsáveis pela implementação da Rede ATN-Br. 

O representante da australiana Frequentis apresentou todo o sistema para os oficiais das Divisões Operacional e  Técnica do CINDACTA III. 

Para o gerente de projetos da ATCSystems e representante da Frequentis no Brasil, Marcelo de Souza Freitas, a mudança é muito grande no quesito disponibilidade. "Os sistemas passam a ter maiores disponibilidade e flexibilidade para questões de resetorização. Os controladores conseguem ter um áudio mais limpo, já que a qualidade da comunicação melhora com essa tecnologia. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), de uma maneira geral, consegue flexibilizar a sua infraestrutura, de modo a atender as mudanças operacionais decorrentes do crescimento da aviação”, afirmou Marcelo Freitas. 

A ATN-Br é destinada única e exclusivamente ao tráfego de serviços e aplicações aeronáuticas operacionais, tais como, telefonia (TF-1 e TF-2), frequências (civil e militar), dados radar, AMHS (Sistema de Tratamento de Mensagens ATS), TATIC (Total Air Traffic Information Control), SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional), dentre outros. 

No descerramento da placa simbólica de inauguração, o Major-Brigadeiro Fernando enalteceu a proatividade do CINDACTA III, do início ao fim do projeto. "Não poderíamos ter escolhido lugar melhor para iniciar esse projeto da ATN-Br. Agradecemos as equipes atual e anterior, principalmente da Divisão Técnica, pelos anos que trabalharam em prol dessa implementação no CINDACTA III; assim como também as operadoras e empresas, em especial a Frequentis - enfim, a todos os envolvidos que participaram diretamente no planejamento. Parabenizo à equipe da CISCEA, que empenhou-se neste projeto pioneiro no mundo, onde as características do Brasil impuseram desafios inéditos, que demandaram novas soluções originais partindo do zero. Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto”, declarou o presidente da CISCEA. 

Conteúdo: DCEA

registrado em:
Fim do conteúdo da página